Corações Abertos

Jasc são tema de artigo de doutorado sobre saúde e meio ambiente

123

 

Por Antonio Prado

Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) não se resumem apenas a gols, pontos e conquistas, pois inúmeros são os profissionais que estão envolvidos com a competição. Entre eles a fisioterapeuta, professora e pesquisadora Cristiane Lopes, doutoranda em saúde e meio ambiente pela Univille, de Joinville.

Aproveitando os Jasc em Caçador, a educadora, que é natural da cidade, realiza pesquisa para escrever um artigo científico denominado “Dor, desconforto e humor dos atletas”. O objetivo da pesquisa, segundo ela, é saber até que ponto e qual o grau que essas reações prejudicam o desempenho dos competidores de auto rendimento.

Para aferir o resultado da pesquisa, a doutoranda confeccionou um questionário com cinco perguntas que incluem período em que o atleta pratica a modalidade, horas de sono, de treinamento, quais as dores e lesões mais comuns, entre outros. A ideia, segundo Cristiane, é atingir cerca de quatro mil atletas que disputam os Jasc.

“A princípio, percebemos que a dor interfere no humor do atleta e no seu desempenho e com essa pesquisa queremos uma comprovação científica, já que as pesquisas neste campo não têm uma amostra muito grande”, concluiu a doutoranda.

Veja Também
Comentários
Carregando...