Corações Abertos

Troféu de campeão geral dos Jasc já está em Caçador

68

Por Antonio Prado

Já está exposto na Casa de Cultura de Caçador, onde está situada a Comissão Central Organizadora (CCO) o tão cobiçado troféu de campeão geral da 58ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), cuja competições começam nesta sexta-feira, 7 de setembro, e prosseguem até o dia 16. Na verdade são dois troféus: um deles transitório.

O troféu transitório fica de posse do campeão por um mês depois da conquista do título, e retorna à Fesporte para inclusão do nome do município vencedor do ano de 2018. Ele foi instituído pela Fesporte na cerimônia de lançamento do 57º edição dos Jasc na noite do dia 27 de julho de 2017, em Lages, que sediou a competição. O troféu foi criado como uma forma de demarcar uma nova etapa dos Jogos Abertos e a necessidade de cativar novamente os jovens.

Estilizado, o troféu tem 90 centímetros de altura, pesa 22 quilos e mede 40 centímetros de diâmetro. Foi confeccionado em aço carbono recortado a laser com polimento, banho níquel e cromo, além do acabamento em dourado. Possui plaquinhas em aço polido, fotogravadas com os nomes dos municípios campeões de cada edição, desde 1960, em que Florianópolis sagrou-se campeã, até a última edição, em 2017, em que Itajaí ficou com o título – algo semelhante ao que ocorre na Copa Libertadores da América e na Liga dos Campeões da Europa. A base do troféu é constituída em resina poliéster.

O design da peça simboliza a união e a integração do povo de Santa Catarina por meio do esporte e esta representação se dá por meio das formas interligadas por elos dourados da vitória.
Já o outro troféu de campeão, que ficará em definitivo com o município vencedor, tem 70 centímetros de altura, 26 de diâmetro e pesa 10 quilos. Na cor dourada, tem a figura estilizada de um atleta e, na base, uma chama que representa toda a força do esporte.

O troféu de campeão de uma modalidade vale 13 pontos, já o segundo, oito; e terceiro, cinco. As demais posições até o sexto lugar também pontuam, sendo em quarto lugar, três pontos; em quinto, dois e em sexto um ponto. A somatória desses pontos adquiridos durante as competições estabelece o campeão geral dos Jasc.

Nesta edição em Caçador, serão entregues 133 troféus para as modalidades, sendo 45 por colocação, do primeiro ao terceiro, além dos três troféus da classificação geral.

Em medalhas, são previstas 2.573 unidades a serem entregues, sendo 813 de ouro, a mesma quantidade para as de prata, e 947 de bronze, já que as modalidades de caratê, judô e taekwondo premiam dois terceiros lugares de cada categoria. Os bons medalhistas deste ano deverão ter força também para sustentar ao pescoço a bela medalha de 10cm de diâmetro. A maior já entregue numa edição dos Jasc.

A etapa estadual dos Jasc é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de Caçador.

Veja Também
Comentários
Carregando...